SPMJ monta esquema de operação durante Carnaval 2019

Durante as festividades do Carnaval, incluindo Furdunço e Fuzuê, que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) disponibilizará espaços de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores, que trabalham durante a festa.

“Daremos continuidade a este importante serviço que garante a proteção dessas crianças, menores de idade, em situação de vulnerabilidade, com ainda maior atenção e cuidado este ano”, comenta a secretária da SPMJ, Rogéria Santos.

No Furdunço e Fuzuê, que ocorre no final de semana anterior ao Carnaval, estará disponível a Escola Municipal Casa da Amizade, na Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema, das 7 às 19h. Que abrigará de forma temporária cerca de 60 crianças, de 0 a 17 anos.

Já durante os sete dias de Carnaval, que inicia no dia 28 de fevereiro, a SPMJ terá quatro Casas de Acolhimento Provisório disponíveis para os filhos de ambulantes e catadores cadastrados na Prefeitura de Salvador. Com capacidade de 100 crianças em cada unidade, por período integral, também poderá ser encaminhados menores por meio de abordagem social e Conselho Tutelar.

Serão implantados também observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa.  Coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) em parceria com a SPMJ, o observatório será distribuído pelos circuitos e funcionará das 13 às 00h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá denunciar por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

Casas de Acolhimento Provisório

Escola Municipal Osvaldo Cruz