Logo Prefeitura de Salvador

Rede de Proteção à Mulher

O conceito de rede de enfrentamento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam a proteção e promoção das mulheres e seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

Já a rede de atendimento faz referência ao conjunto de ações e serviços de diferentes setores (em especial, da assistência social, da justiça, da segurança pública e da saúde), que visam à ampliação e à melhoria da qualidade do atendimento; à identificação e ao encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização do atendimento.

A constituição da rede de enfrentamento busca dar conta da complexidade da violência contra as mulheres e do caráter multidimensional do problema, que perpassa diversas áreas, tais como: a saúde, a educação, a segurança pública, a assistência social, a justiça, a cultura, entre outros.

Conheça alguns dos integrantes da Rede:

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.

DELEGACIA ESPECIAL DE ATENDIMENTO À MULHER (DEAM) – BROTAS
Endereço: Rua Padre Luiz Figueira, s/n
Engenho Velho de Brotas, Salvador/BA
Horário: Aberto 24h
Contato: (71) 3116-7000

DELEGACIA ESPECIAL DE ATENDIMENTO À MULHER (DEAM) – PERIPERI
Endereço: Rua Doutor Almeida, 72, Periperi, Salvador/Bahia
Horário: Aberto 24h
Contato: (71) 3117-8203

RONDA MARIA DA PENHA – POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
Endereço: Rua Dr. Walter Almeida, s/n,
Praça do Sol – Periperi, Salvador
Horário: 8h às 18h (segunda a sexta)
Contato: (71) 3117-8224

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
Endereço: R. Arquimedes Gonçalves, 382 – Jardim Baiano,
Horário: 9h às 16h – Segunda, quarta e sexta.
Contato: 129 e 0800 0713121

Skip to content