Logo Prefeitura de Salvador

Salvador inicia programação do Outubro Rosa

Até o fim deste mês, Salvador é palco de uma programação especial dentro do Outubro Rosa, campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. A abertura oficial da iniciativa acontece nesta sexta-feira (7), às 9h, no auditório da Unifacs, na Avenida Tancredo Neves, com as presenças dos secretários da Saúde (SMS), Decio Martins, e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo. Na ocasião, será realizada uma mesa redonda com o tema “Rastreio Organizado dos cânceres de mama e colo”. 

De acordo com o titular da SMS, a programação, realizada em conjunto com outras pastas municipais, tem o objetivo de ampliar e fortalecer ainda mais a campanha este ano. “As mulheres terão um robusto leque de serviços preventivos e de acompanhamento devidamente planejados, organizados e voltados ao acolhimento e cuidado. Por isso, convidamos todas para participação ativa nas iniciativas especiais da campanha, que será marcada pela agilidade nos processos e qualidade dos serviços de prevenção e cuidado contra o câncer de mama e outros”, declara. 

Números – As estimativas para os anos de 2021 e 2022 são de 576 óbitos por câncer de mama entre os residentes de Salvador para ambos os sexos. Destes, 99,65% ocorreram para o sexo feminino e 0,35% para o sexo masculino. Entre as causas de mortalidade por neoplasia, o câncer de mama lidera entre a população feminina no Brasil, com exceção da região Norte. Os dados são da Diretoria de Vigilância da Saúde (DVIS), do Ministério da Saúde. 

A prevenção é possível através do controle dos fatores de risco conhecidos, como manter o peso corporal adequado; adotar alimentação saudável; praticar atividade física e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. A amamentação também contribui para reduzir os riscos da doença. 

Exames – Durante todo o mês ocorrerão atividades para intensificação da prevenção dos cânceres como educação em saúde, consultas e exames em saúde sexual e reprodutiva, testagens, exame clinico das mamas, encaminhamento para MMG e marcação de exames e consultas na área da Atenção Especializada, nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes, Amaralina, Liberdade e Vale das Pedrinhas. 

Os Distritos Sanitários realizarão atendimento às mulheres aos sábados, nos dias 15 e 22, em postos a serem divulgados. Serão oferecidos preventivo e encaminhamento para mamografia, saúde bucal, educação em saúde, testagem rápida e dispensação de preservativos. 

No Hospital Municipal de Salvador, na Boca da Mata, serão disponibilizados exames de mamas, e transvaginais durante o mês de outubro. Já nos Multicentros de Saúde serão reforçadas as consultas em ginecologia, cardiologia, endocrinologia e mastologia, além de exames como USF transvaginal, mamária e pélvica, durante a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena de novembro. 

Itinerante – Durante todo o mês, também ocorrerá o Outubro Rosa Itinerante, com ações em diversas localidades da capital baiana. No dia 14, no turno vespertino, haverá uma caminhada nas imediações da USF Candeal Pequeno, em Brotas, para sensibilização das ações a serem realizadas na unidade, no dia seguinte. 

Na região do Distrito Sanitário Centro Histórico, as mobilizações acontecem nos dias 13 e 27, na UBS Santo Antônio; no dia 14, na UBS Pelourinho; e no dia 27, na Escola Terezinha Vaz. 

No Distrito Sanitário Cabula/Beiru, a UBS Mata Escura promove palestra e ação de saúde em parceria com o Instituto Alimentando Vida, no dia 14. Já a UBS Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves, promove atividade externa em conjunto com o Grupo Viver Melhor e a Faculdade de Enfermagem da Uneb, na manhã do dia 18. 

Mulheres – No dia 25, pela manhã, haverá intensificação da prevenção dos cânceres de mama e colo em mulheres em situação de violência, no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira. A ação, realizada em parceria com a SPMJ, promoverá palestras com nutricionista e disponibilização de vagas para atendimento na UBS Virgílio de Carbalho, no Bonfim, além de ações em Saúde Bucal: exame clínico das mamas e encaminhamento para consulta de enfermagem e mamografia. 

Também em parceria com a SPMJ e o Coletivo Outubro Rosa, o espaço COR, no Salvador Norte Shopping, recebe nos dias 18 e 22 a Unidade Móvel para realização de mamografias, através de profissionais do Distrito Sanitário Itapuã. Entre os dias 24 e 29, no Salvador Shopping, o Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho promove ações de saúde, oficinas interativas, testagem e antropometria. 

Já a Sala Rosa estará presente no Shopping Center Lapa, nos dias 17 a 21, com oferta de testagens, antopometria, aferição de sinais vitais, orientação e educação em saúde. Haverá, ainda, ações do Outubro Rosa para mulheres em situação de rua, com programação a ser divulgada em breve. 

Demais iniciativas – Na segunda-feira (10), às 14h30, acontece um webinário com o tema “Dialogando sobre a organização rastreio do câncer de colo de útero em Salvador, para além da oferta de Papanicolau”. Também será realizada, entre os dias 17 e 21, uma sessão temática para ginecologistas da rede municipal sobre prevenção de câncer de colo e mama da população trans, ministrada por Patrícia Maria Almeida Silva, ginecologista ambulatorial para população trans, do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), em local e modalidade a definir. 

Haverá, ainda, oferta de exames para mulheres cis lésbicas e bissexuais, com o objetivo de ampliar o acesso deste público aos serviços de saúde, em ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur). Serão 35 vagas, com procedimentos a serem promovidos no Multicentro de Saúde Liberdade. 

Os monumentos da cidade entram no clima com iluminação cênica na cor rosa, para conscientizar a população sobre a importância da campanha.  A ação já pode ser conferida em locais como o Elevador Lacerda, no Centro; viadutos do BRT, na Avenida ACM, e na fonte luminosa da Praça da Sé.

Skip to content