Logo Prefeitura de Salvador

Salvador amplia centro de atendimento à mulher em situação de violência

Loreta Valadares ganha nova sede, equipada com sete salas de atendimento. Local estará apto a fazer cadastro para programas sociais do governo federal, entre eles o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, além de prestar serviços de acolhimento social, justiça e orientação sobre trabalho 

O Centro de Referência Loreta Valadares, vinculado à Superintendência de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Salvador, inaugurará nova sede, nesta segunda-feira (30/09), às 19h30. O ato marca, também, o início das ações do Outubro Rosa, na capital baiana.

Com sete salas de atendimento, passa a oferecer acolhimento social, justiça, orientação sobre trabalho, emprego e programas sociais, tais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida – ambos do governo federal. Dentre os serviços, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) tem uma sala no local, para dar encaminhamento aos processos envolvendo casos de violência de gênero. Pessoas idosas e com deficiência terão atendimento em instalação especial. Brinquedoteca está direcionada ao acolhimento de filhas e filhos das vítimas da violência.

fachada-cramlv

Mansão Lilás oferecerá serviços e apoiará mulheres na garantia de seus direitos Foto: Prefeitura de Salvador

A unidade abriga, ainda, Centro de Informação e Documentação em Gênero, destinado a pesquisadores e ao público interessado no tema, sala de projeção de vídeos e reunião de grupos temáticos. O centro de referência teve equipe ampliada, a fim de proporcionar mais e melhor atendimento às mulheres. Está composta por cinco assistentes sociais, duas psicólogas, uma pedagoga, uma advogada e duas estagiárias de Direito. 

Encaminhamento ao emprego será feito por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm). “Vamos estimular a independência financeira dessas mulheres, através de ações de aperfeiçoamento profissional a serem realizadas em parceria com o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), da Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura)”, informa a superintendente da Mulher de Salvador, Mônica Kalile.

Esforço conjunto – Além da Sedes e do MP-BA, outros órgãos municipais e entidades estiveram envolvidos na implantação do novo Centro Loreta Valadares. A Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) e a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) foram responsáveis pela requalificação da estrutura, incluindo paisagismo, pintura e instalação de novos cômodos. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ficou com a parte de recuperação da iluminação no local, que contará com recursos cênicos.

Para a fachada e a iluminação, foi escolhida a cor lilás, que simboliza o feminismo. “O imóvel ficará conhecido como Mansão Lilás, o que ajudará a chamar a atenção das pessoas para a conscientização da luta pelos direitos das mulheres”, afirma Mônica sobre o prédio de 508 m².

Já a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) dará apoio no cadastramento das mulheres atendidas no Centro aos programas sociais. Por fim, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) fez a doação do material para a montagem da brinquedoteca. “A nova sede foi realmente o resultado de uma ação integrada, que é uma marca da atual administração municipal. Queremos que Salvador seja a primeira capital do país em prevenção e atenção às mulheres”, conta a superintendente da SPM.

 

Inauguração de nova sede do Centro de Referência Loreta Valadares

Data: 30 de setembro de 2013 (segunda-feira)

Horário: 19h30

Local: Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, nos Barris – em frente à Delegacia do Idoso – Salvador/BA

 

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM / Presidência da República – PR

Skip to content