Logo Prefeitura de Salvador

Programa Mulheres de Favela levará formação ao Subúrbio 360

A partir da próxima terça-feira (2), centenas de mulheres irão participar de uma formação gratuita, no Subúrbio 360, para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. A ação faz parte do Programa Mulheres de Favela cuja abertura foi realizada na sexta-feira (28) com a presença de autoridades locais e nacionais e apresentação da banda Ilê Aiyê no auditório do Subúrbio 360 em Coutos.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, disse estar muito feliz em poder trazer a Caixa para dentro da comunidade de Coutos para atender, de fato, as necessidades dos brasileiros e brasileiras. “Nós estamos inaugurando aqui a segunda etapa desse programa, que tem como objetivo melhorar a vida das famílias, valorizar a comunidade local e levar o desenvolvimento para a comunidade”, afirmou.

Ela elogiou ainda a estrutura do Subúrbio 360: “Eu fiquei muito feliz com esse espaço da Prefeitura, que é grandioso. Imagina a gente ter um teatro como esse, climatizado, para fazermos essa discussão e salas de aula. É um equipamento maravilhoso e é importante que a gente contribua para que ele fique melhor do que já é”.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, fez um convite às mulheres para participar do programa. “Fazemos aqui uma convocação para que as mulheres se apeguem a esse momento de oportunização para desenvolver profissionalmente os seus negócios. Esse espaço será integrado e colaborativo e não havia melhor referência que o Subúrbio 360, ele é intergeracional, multiprocessual, envolve arte, cultura, educação e serviços”, destacou.

O conselheiro nacional da Central Única de Favelas (CUFA) Preto Zezé parabenizou as mulheres que irão participar do programa. “Espero que essas mulheres aproveitem ao máximo. A gente sabe a dificuldade que é, principalmente do lugar de onde a gente veio, ter mais de 60% das mulheres dirigindo os lares dentro das favelas. Pensando nisso, a Caixa com a CUFA pôde somar potências e forças para atender a essas mulheres, fortalecendo o protagonismo feminino”, afirmou.

Esse foi o segundo Laboratório de Inovação Social inaugurado pelo Programa Mulheres de Favela, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA). O primeiro foi inaugurado no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, e o terceiro será inaugurado em São Paulo. Ao todo, nessa fase inicial do programa, que contempla os três laboratórios – no Rio de Janeiro, Salvador e em São Paulo –, além de pesquisas e trilhas digitais de capacitação, serão investidos R$ 16 milhões do Fundo Socioambiental, oriundos de recursos próprios da Caixa Econômica Federal.

O Laboratório de Inovação Social em Salvador tem a parceria da Prefeitura, que está cedendo o Subúrbio 360 para a realização da atividade e também promovendo uma articulação com entidades sem fins lucrativos para a viabilização de algumas capacitações.

Oportunidade – Para a diretora do Subúrbio 360, Cíntia Bitencourt, o programa é uma grande oportunidade de aprendizado e de transformação para as mulheres que moram nas proximidades e que deixam os seus filhos no Subúrbio 360 diariamente. “O programa vem possibilitar a essas mulheres, mães dessas crianças e adolescentes acolhidos aqui, ter uma possibilidade de aprender, de construir, de buscar novos caminhos e sonhar. Então, em nome da instituição Escolab Subúrbio 360, eu quero agradecer a todos os responsáveis pela realização do Mulheres de Favela e eu espero que possamos ter grandes vitórias com essa iniciativa”, pontuou.

Segundo Mila Paes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), a pasta está contribuindo com capacitações que trabalham as habilidades comportamentais: “A Semdec não poderia estar longe disso. Estamos aqui com várias oficinas de um programa que a gente tem que trabalhar essas habilidades comportamentais tão importantes para que as mulheres possam se inserir no Mercado de Trabalho. Durante 45 dias, o programa da Caixa junto com a CUFA oferecerá várias oficinas voltadas ao empreendedorismo, formação e capacitação, que são superimportantes para o desenvolvimento das habilidades e dos negócios para as pessoas que vivem em comunidades”, afirmou.

Também presente no evento, o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, elogiou a iniciativa e contou que a Sempre vai levar alguns serviços municipais para o Subúrbio 360 durante o período, a exemplo da atualização e inclusão no CadÚnico e dos atendimentos sociais.

“É um programa importante da Caixa Econômica, e a Prefeitura de Salvador chega junto, trazendo os serviços para apoiar as mulheres aqui do Subúrbio. É uma iniciativa que irá possibilitar durante 45 dias qualificação profissional, empreendedorismo e acesso ao crédito. Acho que será algo bem interessante e importante para a comunidade”, disse Júnior Magalhães.

Formação – Entre os dias 2 de maio e 14 de junho, mulheres que residem na periferia de Salvador terão a oportunidade de participar de uma trilha formativa de 45 dias com foco em inovação, empreendedorismo feminino e educação financeira e empreendedora. A programação inclui oficina em Design de Produtos e Negócios Lucrativos, palestra sobre Precificação de Produtos, Design de Empresa, Whatsapp Business, uso das Redes Sociais para os negócios, Empreendedorismo Feminino e Microempreendedor Individual.

Moradora de Plataforma, Tamires Trindade, 32 anos, conta que sempre pensou em trabalhar com design de unhas, mas não tinha condições de arcar com os custos de um curso pago. “Quando soube que aqui estava oferecendo o curso gratuito, eu fiz logo a minha inscrição. Pretendo ser microempresária e ter sucesso com o meu próprio negócio”.

O público vai poder participar ainda do curso Maria da Construção, projeto realizado em parceria com o Senai Bahia, que tem o objetivo de promover ações de aperfeiçoamento, qualificação e colocação profissional por meio de cursos livres na área da construção civil voltados para as mulheres. Também estão disponíveis os cursos de Design de Unhas, Trancista e Dread e Maquiagem.

As inscrições na trilha formativa e nos cursos podem ser feitas até o dia 9 de maio por meio do link: https://mulheresdefavela.cufa.org.br/ . O local terá um espaço voltado para as crianças, com monitores e professores, para que as mulheres possam deixar os seus filhos enquanto participam da formação.

Skip to content