Prefeitura promove ações de prevenção ao câncer de mama

Como parte da programação do Outubro Rosa, ao longo de todo mês, a Superintendência de Políticas para Mulheres do Município de Salvador (SPM) vai promover sessões itinerantes de orientação para autocuidado das mamas em diferentes bairros da cidade. A ação é realizada em parceria com a organização americana Susan G. Komen. Nesta quinta-feira (9), a atividade será realizada na comunidade do Cabula de Baixo, enquanto no sábado (11) vai acontecer em Cosme de Farias.

A proposta é que as mulheres que participem da capacitação promovida pela SPM funcionem como multiplicadoras dentro das suas famílias e comunidades, colaborando para a prevenção ao câncer de mama. No Baixo Cabula, o evento será realizado na Igreja Católica, nas proximidades do posto Shell, às 14h. Em Cosme de Farias, o local do encontro será a Associação de Moradores e Amigos da Rua Gandarela, na Primeira Travessa Gandarela, nº 32, no mesmo horário.

No dia 14, será a vez da comunidade de São Cristóvão. Dia 21, em Cajazeiras. E dia 23, na Garibaldi. Ainda como parte da programação, será realizado uma grande mobilização no dia 19, com um passeio ciclístico em parceria com o Escritório Municipal de Projetos Especiais, chamado de “Salvador Vai de Bike no Combate ao Câncer de Mama”.

O passeio ciclístico terá como ponto de partida o Jardim de Alah seguindo até Ondina, no monumento das gordinhas, e retornando ao ponto de origem, onde serão disponibilizados vários serviços como aferição da pressão arterial, orientação sobre o autocuidado com a mama, agendamento para mamografia, avaliação postural com fisioterapeuta, avaliação nutricional, estética, prevenção à violência contra as mulheres, além de apresentações musicais.

Fonte: AGECOM