Prefeitura cria cursos em gastronomia e empreendedorismo para mulheres

Criado: 19.08.14

Com o objetivo de fortalecer atividades que garantem o sustento de grande número de mulheres e suas famílias, a Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM) estará lançando dentro dos próximos meses o projeto “Da Cozinha ao Empreendedorismo”. O objetivo é oferecer às mulheres capacitação em gastronomia e empreendedorismo para que possam ampliar e formalizar seus negócios, garantindo a independência econômica. As aulas práticas serão realizadas em uma cozinha especialmente instalada no Centro de Referência Loreta Valadares, nos Barris.

De acordo com a superintendente da SPM, Mônica Kalile, a ideia é estimular a vocação natural da mulher para o empreendedorismo. “Muitas delas já trabalham em casa com alimentos para sustentar seus filhos e parentes. Queremos oferecer uma capacitação que mostre as oportunidades da formalização, como o crédito para empreendedor individual”, explica Kalile.

No início, serão ofertadas duas turmas, cada uma delas formada por, no máximo, 20 alunas. As aulas práticas vão acontecer em um espaço no Loreta Valadares que foi totalmente adequado para o projeto pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). Já a instalação dos equipamentos é resultado de parceria com a Secretaria Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia.

A proposta é que os cursos de gastronomia sejam realizados em parceria com outras instituições que já ofereçam esse tipo de capacitação. Eles envolvem treinamento em confecção de doces e salgados, comidas típicas (acarajé e abará) e alimentação natural. Neste processo, as alunas também vão aprender a como manipular alimentos, de forma a garantir a segurança e a higiene.

Já as aulas de empreendedorismo serão promovidas em parceria com o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. A SPM já articulando a participação do Sebrae no projeto.

Fonte: AGECOM