Logo Prefeitura de Salvador

Acolhimento para crianças e adolescentes e proteção para as mulheres integram Operação Carnaval da SPMJ

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) disponibilizará espaços de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores de recicláveis que trabalham durante o Carnaval de Salvador. Além disso, o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce receberá mulheres vítimas de violência, com ou sem filhos, que forem encaminhadas pelas Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs).

 

“Nosso compromisso com a proteção e abrigo das crianças e mulheres em situação de violência e vulnerabilidade é, mais uma vez, firmado com os soteropolitanos. Estamos dispondo cerca de 300 profissionais, compondo uma equipe qualificada e preparada para o trabalho, que exige total dedicação”, afirma a secretária da SPMJ, Rogéria Santos.

 

Durante os sete dias de Carnaval, que inicia no dia 28 de fevereiro, a SPMJ terá quatro Casas de Acolhimento Provisório disponíveis para os filhos de ambulantes e catadores cadastrados de recicláveis cadastrados pela Prefeitura de Salvador. Com capacidade de 100 crianças em cada unidade, por período integral, também poderá ser encaminhados menores por meio de abordagem social e Conselho Tutelar.

 

Proteção e defesa das mulheres

 

Com funcionamento 24 horas e capacidade para abrigar até 29 pessoas, o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID), localizado na Ribeira, irá oferecer assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas que forem encaminhadas pelas DEAMs durante os festejos. Este ano os serviços do Centro de Referência Loreta Valadares, nos Barris, não irão ser oferecidos durante o Carnaval.

 

Ainda serão implantados também observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela  Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) em parceria com a SPMJ, os observatórios estarão distribuídos pelos circuitos e funcionarão das 13 às 00h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá denunciar por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

 

Casas de Acolhimento Provisório

 

Centro Municipal de Educação Infantil de Amaralina – Eduardo José dos Santos

Endereço: Rua Visconde de Itaborathy, 102, Amaralina

Crianças de 7 a 17 anos

 

Escola Municipal Casa da Amizade

Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema

Crianças de 0 a 6 anos

 

Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas

Endereço: Rua da Mangueira, 19, Nazaré

Crianças de 7 a 17 anos

 

Colégio Estadual Senhor do Bonfim

Endereço: Rua General Labatut, 49, Barris

Crianças de 0 a 6 anos

 

Observatórios de Violência Contra Mulheres

 

Piedade

Castro Alves

Casa d’Itália

Farol da Barra

Antigo Clube Espanhol

 

Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce

Endereço: Rua Lélis Piedade, na Ribeira

 

 

Texto: Isabel Tavares (DRT 5261/BA)

Foto: Monalisa Pereira

Skip to content