SPMJ oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

A partir desta segunda-feira (11), a Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional voltados para o comércio de produtos e serviços, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo foram disponibilizadas 14 capacitações e mais de 600 vagas.

Os detalhes do convênio para realização das atividades, que integram os programas Mulher em Foco e Protagoniza Jovem, foram divulgados pela vice-prefeita Ana Paula Matos, pela diretora regional do Senac-BA, Marina Almeida, e pela titular da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo. A ação ocorreu na sede do Senac Aquidabã, na Baixa dos Sapateiros.

Serão 36 turmas formadas já a partir deste mês até novembro. Os cursos serão direcionados aos públicos prioritários atendidos pela SPMJ – ou seja, mulheres vítimas de violência doméstica -, além de jovens dos sexos masculino e feminino em busca do primeiro emprego.

Ana Paula Matos destacou que uma das políticas públicas mais efetivas para o combate à violência contra a mulher é dando a elas plenas condições de lutar pelo próprio sustento. “Temos feito um trabalho de combate ao feminicídio e de toda a forma de violência contra a mulher, oferecendo capacitações e condições delas terem autonomia, emprego e renda.”

A vice-prefeita acrescentou que a pandemia do coronavírus trouxe consequências sociais devastadoras para a cidade, mas que a Prefeitura tem empregado uma série de iniciativas para dar suporte e assistência a toda população. “Precisamos ter consistência, clareza e muito trabalho para reverter essa situação”, frisou.

A secretária Fernanda Lôrdelo também falou das dificuldades provocadas pela crise sanitária nos últimos dois anos, inclusive, para o público juvenil. “Muitos jovens ficaram confinados e sem muitas oportunidades de emprego. Temos visto, portanto, a necessidade cada vez maior de colocá-los no mercado de trabalho, mas para isso precisa que haja profissionalização”, avaliou.

Cursos – Dentro do programa Mulher em Foco, as capacitações oferecidas são em corte, escova e penteado; oficina de unha decorada; oficina de sobrancelhas; doces finos; básico corte e costura; microagulhamento com dermaroller; gestão de salão de beleza e centros de estética e recepcionista de eventos. Para inscrição, as candidatas devem procurar um dos três Centros de Referência de Atenção à Mulher localizados nos bairros da Ribeira  (Irmã Dulce), Barris (Loreta Valadares) e Cajazeiras (Arlette Magalhães).

Já no Protagoniza Jovem, os cursos são de compras e administração de materiais; qualidade no atendimento ao cliente; oratória – a arte da comunicação eficaz; atendente de farmácia; estoquista; repositor de mercadorias e condomínio: gestão da infraestrutura e de operação.

Os interessados devem efetuar inscrição preenchendo formulário on-line no link https://forms.gle/a6CUDabjVDGfAi2q9 ou acessando o site da SPMJ, no endereço spmj.salvador.ba.gov.br . Os cursos são voltados para jovens com idades entre 15 a 29 anos e é necessário verificar, previamente, a documentação e pré-requisitos necessários para as inscrições. As aulas serão presenciais no Senac Aquidabã ou Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, e só será permitido fazer um único curso por pessoa.

“Essa parceria com a Prefeitura é a mais exitosa possível. Estamos com um cronograma intenso de trabalho, no qual o Senac preparou várias atividades. Nesta unidade do Aquidabã há espaço equipado para atender o público que procura trabalho e profissionalização. Vejo a população tendo consciência de que sem estudo, não há mínima condição de receber um salário ou ter uma vida melhor”, atestou a diretora regional do Senac-BA, Marina Almeida.