SPMJ lança campanha de conscientização contra assédio e importunação de mulheres durante o Carnaval

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), lança nesta sexta-feira (01), às 19h, campanha de conscientização contra assédio e importunação de mulheres durante o Carnaval.

Intitulada “Respeite as meninas, minas, monas, moças, menines e o bloco todo”, a campanha tem o objetivo de promover a denúncia e combater o assédio, baseada na nova lei de importunação, que determina que qualquer ação de cunho sexual não consentida pode ser considerada crime, com pena de até cinco anos de prisão.

“Essa é uma iniciativa que precisa ser propagada, para que mais mulheres compreendam o que é a importunação e passem a denunciar”, enfatiza a secretária Rogéria Santos.

A mobilização será realizada no Campo Grande, em frente ao Camarote da Prefeitura, com a distribuição de adesivos e ventarolas para os foliões.

Observatório de Violência Contra a Mulher e atendimento no CAMSID

Ainda serão implantados observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela  Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) em parceria com a SPMJ, os observatórios estarão distribuídos pelos circuitos e funcionarão das 13 às 00h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá denunciar por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

Com funcionamento 24 horas e capacidade para abrigar até 29 pessoas, o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID), localizado na Ribeira, irá oferecer assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas que forem encaminhadas pelas DEAMs durante os festejos.

Texto: Isabel Tavares (DRT 5261/BA)

Foto: Tiago Oliveira