Logo Prefeitura de Salvador

Sebrae levará serviços para a Casa da Mulher Brasileira

Acesso à consultoria especializada em negócios e capacitação na área de empreendedorismo.   Estes são os aportes que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) fará à Casa da Mulher Brasileira, um dos eixos do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
 
Em audiência ocorrida na terça-feira (28/01), o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e a secretária nacional de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho, falaram sobre as iniciativas voltadas à autonomia econômica que comporão os fluxos de atendimento da Casa da Mulher Brasileira.
 
Godinho frisou que “o empreendedorismo é um fator importante para a autonomia econômica das mulheres, considerando que este pode ser um impulsionador para a geração de renda e independência”.
 
Como responsável pelas estratégias para mulheres no mundo do trabalho, a Secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM está articulando parceiros e órgãos de governo federal para ações nessa área na Casa da Mulher Brasileira. O propósito é que o ‘Mulher, Viver sem Violência’ estimule as usuárias da Casa ao empreendedorismo, associando condições e oportunidades para a criação de novos negócios e microcrédito orientado.
 
Segundo a secretária Tatau Godinho, a expectativa é que o Sebrae colabore com a estruturação de consultorias e formações para o despertar de novas empreendedoras. “É importante notar que nesta área as mulheres têm se destacado, sendo esta uma oportunidade de trajetórias para a autonomia econômica, considerando que este pode ser um impulsionador para a geração de renda e independência para as usuárias da Casa”, considera a secretária da SPM.
 
Humanização do atendimento – Lançado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pela ministra Eleonora Menicucci, da SPM, o ‘Mulher, Viver sem Violência’ está ampliando a rede especializada em conjunto com o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
 
São 26 Casas da Mulher Brasileira, a serem construídas em capitais, sete novos centros especializados nas fronteiras secas e investimentos na melhoria de três existentes (Foz do Iguaçu, Oiapoque e Pacaraima), 54 ônibus para mulheres do campo e da floresta, “cadeias de custódia” em hospitais referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para acolhimento a vítimas de violência sexual, atendimento a ribeirinhas por barcos na região Norte e na bacia do São Francisco, campanhas de prevenção à violência e transformação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, em disque-denúncia.
 
Skip to content