Loreta Valadares ganha nova sede

Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), vinculado à Superintendência de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Salvador (SPM), a partir hoje (30), ganhará nova sede. Os serviços serão ampliados para atender mais e melhor às mulheres. A inauguração da nova sede – que inicia também as ações do Outubro Rosa em Salvador – acontecerá às 19h30, na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, nos Barris – em frente à Delegacia do Idoso. Contato: Assessor SPM: Walter de Oliveira, atende pelo contato wpintojr@gmail.com ou telefones: 2108-7300 / 8179-5006.

As mulheres vítimas de violência de Salvador vão poder contar com os serviços ampliados do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), vinculado à Superintendência de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Salvador (SPM). A inauguração da nova sede – que inicia também as ações do Outubro Rosa em Salvador – acontecerá às 19h30, na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, nos Barris – em frente à Delegacia do Idoso.

De acordo com a superintendente Mônica Kalile, o imóvel de 508 m² conta com sete salas de atendimento, sendo uma delas especial para idosas e cadeirantes, brinquedoteca destinada a filhos de mulheres vítimas de violência atendidas pelo CRLV e uma sala de projeção de vídeos e reunião dos grupos temáticos. Além disso, a unidade também abrigará o Centro de Informação e Documentação em Gênero, destinada a pequisadores e ao público interessado no tema.

Para a fachada e a iluminação cênica foi escolhida a cor lilás, que simboliza o feminismo. “O imóvel ficará conhecido como Mansão Lilás, o que ajudará a chamar a atenção das pessoas para a conscientização da luta pelos direitos das mulheres”, afirmou Mônica.

A equipe também será ampliada e passa a contar com cinco assistentes sociais, duas psicólogas, uma pedagoga, uma advogada e duas estagiárias em Direito, que ajudarão a dar suporte às mulheres vítimas de agressão. Além disso, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) terá uma sala de atendimento no local, para dar encaminhamento aos processos envolvendo estes casos de violência.

No local, as atendidas poderão fazer o cadastro em programas sociais, a exemplo do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida, e de encaminhamento ao emprego por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm). “Também vamos estimular a independência financeira dessas mulheres, através de ações de aperfeiçoamento profissional a serem realizadas em parceria com o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), da Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura)”, completou Mônica.

Esforço conjunto – Além da Sedes e do MP-BA, outros órgãos municipais e entidades estiveram envolvidos na implantação do novo Centro Loreta Valadares, em um verdadeiro esforço conjunto em prol da causa feminina. A Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) e a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) foram responsáveis pela requalificação da estrutura, incluindo paisagismo, pintura e instalação de novos cômodos. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ficou com a parte de recuperação da iluminação no local, que contará também com a iluminação cênica.

Já a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) dará apoio no cadastramento das mulheres atendidas no Centro aos programas sociais. Por fim, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) fez a doação do material para a montagem da brinquedoteca. “A nova sede foi realmente o resultado de uma ação integrada, que é uma marca da atual administração municipal. Queremos que Salvador seja a primeira capital do país em prevenção e atenção às mulheres”, finalizou a superintendente da SPM.