Logo Prefeitura de Salvador

Loja Rosa é inaugurada no Shopping Center Lapa

Para reafirmar a importância da prevenção do câncer de mama e complementar as ações especiais voltadas para o Outubro Rosa, a Loja Rosa vai abordar e acolher a população feminina, além de informá-la sobre as principais ações e cuidados realizados para prevenir o câncer de mama e de colo do útero. A estrutura, promovida através de parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Shopping Center Lapa, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (19), no piso L1 do centro comercial, no Centro. 

A iniciativa tem a participação das secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Saúde (SMS). O local funcionará até o próximo sábado (22), das 8h30 às 20h30, com uma programação totalmente voltada para mulheres trazendo rodas de conversa, palestras, avaliações, espaços de escuta, bem como consultas com nutricionistas, vacinação, agendamento para mamografia e outros exames diversos, além da oferta de outros serviços básicos de saúde. 

De acordo com a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o Outubro Rosa é um mês para intensificar o acesso à informação e cuidados com a saúde da mulher. “É um tema que deve receber atenção durante todo o ano, pois sabemos que o câncer de mama é um dos que mais mata mulheres em todo o planeta. No entanto, neste mês de outubro são intensificados os trabalhos e ações voltados para o público feminino, com o intuito de envolver essas mulheres para que elas reflitam sobre a importância do autocuidado e de realizar seus exames corretamente”, explicou a gestora.   

A gestora ressalta ainda que a Loja Rosa servirá como um ponto de apoio para que as mulheres recebam orientações sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero. “Toda a equipe da Loja Rosa está voltada para preparar essas mulheres e ensiná-las a identificar possíveis patologias. O público feminino que passar por aqui também vai aprender, através de palestras, sobre os direitos da saúde da mulher, planejamento reprodutivo e autoestima feminina. Tudo isso visando fortalecer, empoderar e cuidar da saúde delas”, finalizou. 

Além da Loja Rosa, a SPMJ está realizando simultaneamente outras ações em alusão ao mês rosa. Dentre elas estão as Caravanas da Mulher, em comunidades da capital baiana; a Sala Cor, presente no Salvador Norte Shopping e que também será inaugurada no Salvador Shopping; e o Projeto Bike Solidária Outubro Rosa, que acontecerá no próximo domingo (23), em parceria com a SMS, Empresa Salvador Turismo (Saltur), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e demais parceiros.

Skip to content