Iniciativa promove qualificação profissional para mulheres na área da beleza

Foi lançado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, o programa Beleza Pura. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Bahia (Senac Bahia), que tem o objetivo de proporcionar qualificação profissional na área de beleza, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, incentivando a independência financeira e o empreendedorismo feminino. O evento de lançamento aconteceu no Senac Aquidabã, e contou com a presença da diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida, da gestora da pasta, Rogéria Santos (Republicanos) e do vice-prefeito da cidade, Bruno Reis.

O vice-prefeito ressaltou o compromisso da atual gestão com a geração de emprego e renda em Salvador. “Apesar de tantas potencialidades, a nossa cidade ainda é muito pobre. A gente tem que conviver com a forte desigualdade social. E só há uma forma de superar esse desafio: com crescimento econômico. Por isso, em cada programa e projeto, estamos procurando criar um ambiente favorável de negócios, para que possam surgir oportunidades para as pessoas. Isso está evidente em todas as obras nossas”, assinalou Bruno Reis.

Titular da SPMJ, Rogéria Santos destacou a importância do programa Beleza Pura para dar independência econômica às mulheres. “Esta política de construção de autonomia financeira conduzida pela Prefeitura, por meio da SPMJ, ajuda na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher. Porque a gente sabe muito bem que, quando as mulheres menos favorecidas, espalhadas nos quatro cantos da nossa cidade, são agredidas, elas não têm emprego, não têm profissão, querem trabalhar e não sabem como. Por vezes, é esse ciclo de pobreza que as diminui e as lança no ciclo da violência”, frisou Rogéria.

Nesta primeira etapa serão oferecidos cursos de técnica de manicure e pedicure e unhas decoradas, cabeleireira assistente, design de sobrancelhas com henna e barbeira. Para participar precisa ser maior de 18 anos, ter escolaridade mínima de Ensino Fundamental I incompleto e ser beneficiária de algum programa social. As aulas acontecerão na unidade Senac Aquidabã e os alunos terão direito ao kit completo com todos os materiais necessários para o curso, além de vale transporte.

A pré-inscrição foi realizada exclusivamente pelo site oficial do programa (belezapura.salvador.ba.gov.br), onde todas as vagas para as primeiras turmas foram esgotadas em minutos.

Texto: Isabel Tavares