Logo Prefeitura de Salvador

Blitz da Infância realiza conscientização cidadã na Estação Nova Lapa

A ação aconteceu em mobilização à campanha “Faça Bonito: 18 de maio”, sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizou nesta sexta-feira, 17 de maio, às 15h, com apoio do Ministério Público do Estado da Bahia e da Plan International, uma ação nas plataformas de ônibus da Estação Nova Lapa. A mobilização intitulada “Blitz da Infância: 18 de Maio”, conscientizou os cidadãos sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da distribuição de materiais gráficos alusivos à causa. 

 

“A população soteropolitana precisa entender sobre a importância de está unida na defesa das nossas crianças e adolescentes, por isso não podemos medir esforços com ações como esta”, enfatizou Rogéria Santos, secretária da SPMJ.

 

O dia 18 de Maio é marcado pela conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Esse dia foi escolhido por conta de um crime bárbaro que chocou o país, ocorrido na mesma data, no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES). Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, teve todos os seus direitos humanos violados, tendo sido raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. 

 

A partir de então foi criado a campanha “Faça Bonito: 18 de maio”, que hoje está em todos os cantos do Brasil, sendo representada por uma Flor, simbolizando o cuidado e a proteção com as meninas e meninos. Todos os anos são registrados uma adesão maior de municípios na mobilização em torno do “18 de Maio”, por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção à violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas com especialistas entre outros.

 

Skip to content